OS TRÊS ELIXIRES DA LONGA VIDA -- OS PRÉ-REQUISITOS DA FELICIDADE E DO VERDADEIRO SUCESSO
De algum modo, ao longo do livro eles já foram citados. Quem leu com atenção sabe que são basicamente três os elixires da longa vida. Todas as pessoas que souberam como obtê-los, o que em si não é fácil, independente de serem homens ou mulheres, são a comprovação prática do que estamos afirmando. Aliás, estudá-los e conviver com alguns deles foi o que me permitiu desenvolver a abordagem a seguir.
Naturalmente eles valem basicamente para aquelas pessoas que decidiram não apenas cumprir o seu ciclo biológico. Provavelmente eles não servem para os que optaram em apenas passar pela vida biologicamente, ao crescer, se acasalar, eventualmente procriar e esperar a morte. Os “elixires” e o que os compõem, são para aqueles que decidiram cumprir o ciclo psíquico, que buscam e buscaram sua realização pessoal. Portanto, valem para as pessoas que obtiveram sucesso, ou seriamente o buscam independente do que cada um acha o que seja isso.
Mais uma vez trata-se de algo simples que os seres humanos conseguiram complicar:
Elixir 1 -- Liberdade
O primeiro “elixir” é a liberdade, que significa independência, autonomia financeira, emocional e principalmente psicológica, onde fica subentendida a relativização do que normalmente é chamado de moral e ética, pela superação de estereótipos que a nossa educação ocidental de cunho judaico-cristã, entre outras, fortemente impôs.
Na ausência da liberdade, havendo, por exemplo, dependência afetiva de outro, encontra-se a maioria dos fatores desencadeadores das desgraças, desde o insucesso econômico, passando pelas somatizações de um câncer, por exemplo, até acidentes, aparentemente sem uma causa aparente. Cada um encontra a melhor maneira de pôr fim à sua dor e frustração. Este tema voltará a ser visto em um dos próximos itens - “A Dinâmica do Poder”.
Geralmente a evolução da liberdade inicia com a independência afetiva, que tende a implicar na financeira. Assim, mais uma vez, quanto mais cedo uma pessoa decide abrir mão da falsa proteção que viver com a família lhe dá, melhor. A necessidade da liberdade é uma das razões pelas qual um empresário deve ser rico como pessoa física e não só jurídica. Tanto que sempre buscamos encontrar meios adequados e coerentes para que nossos clientes obtenham essa condição, pois desenvolver sua liderança, a capacidade de exercer o poder, a competência empresarial ou de encaminhar a mudança de patamar e assim a sucessão, ou seja, sua “eternização” melhora imensamente.
A liberdade psicológica já é uma conseqüência de todo um processo de autenticação – auto conhecimento -, desenvolvimento e amadurecimento pessoal.
Elixir 2 - Prazer Sadio
Como segundo elemento, mas com o mesmo grau de importância, está o prazer sadio. Ele deve estar cada vez mais presente em tudo o que se faça, se use, se coma, se viva e se conviva. Ele foi colocado como segundo item porque, quanto maior for a liberdade da pessoa, mais ela poderá buscar e obter o prazer. A partir de certo patamar, um realimenta o outro. Na medida em que se evolui em um se obtém crescimento no outro.
A postura de vida deve ser usufruir momento a momento os acertos, as alegrias e as situações de superação. Isso realimenta o crescimento e recarga energeticamente. De maneira didática, para entender o que se quer dizer, analisemos, por exemplo, o que se sente ao se olhar uma fotografia de algum evento ou episódio importante e válido do passado. Junto com as recordações agradáveis, deve-se também lembrar que se gozou e saboreou intensamente, o máximo possível, aquele momento, e não simplesmente se passou por ele sem aproveitá-lo dignamente. Seria uma oportunidade de crescimento e energização positiva perdida, se aquele momento for apenas lembrado saudosamente e com arrependimento de não tê-lo aproveitado melhor.
O prazer também se compõe e exige coisas simples. Algo imprescindível é ter o seu santuário pessoal, um ambiente ecologicamente equilibrado e de preferência em um lugar de acesso restrito, mas com muito conforto, como um sítio ou uma casa de campo ou praia, onde se possam fazer “retiros espirituais”, convivendo apenas consigo mesmo, por algumas horas que seja, afastado de tudo e de todos. Às vezes na companhia de algumas pessoas convidadas explicitamente.
Nossa inteligência também se nutre do que a mente registra e vê; por isso, acertos, belas paisagens, imagens que a natureza nos proporciona, muitas vezes embelezadas pelos homens, são importantes. Devemos registrar principalmente os acertos, nossos e o dos outros. Ressaltando prioritariamente as falhas, a nossa inteligência calcula como continuar errando, pois a mensagem implícita é que o importante e o que mais nos interessa é o erro.
Elixir 3 - Exercer o Poder
O terceiro e mais importante elixir da longa vida ou pré-requisito da felicidade, é exercer o poder, que significa constantemente realizar, construir, transformar em ação evolutiva o seu potencial. Conforme cresce a liberdade, maior será o prazer, o carisma e a alternativa de exercer o poder em níveis e dimensões cada vez mais altos, maiores e mais sofisticados.
Essencialmente, na mudança de patamar do poder exercido, nesse terceiro “elixir”, se encontra uma das poucas, talvez a única, passagem ética e sadia que viabiliza o processo sucessório. Todos os casos bem-sucedidos, trabalhados ou analisados por nós, sempre e apenas, este foi o caso. Mais liberdade, mais prazer e mais poder, em patamares cada vez mais elevados e cada vez mais espaço para a liderança emergente.
Se uma pessoa ao longo da vida exerceu o poder, como é o caso dos fundadores, dos empresários em geral, não poderá de maneira nenhuma abrir mão disso, caso queira continuar saudável física e psicologicamente. Assim como também não pode parar de evoluir, gerando “vácuo” atrás de si, o que pode e deve ser aproveitado pela liderança emergente. No capítulo Mudança de Patamar no Exercício do Poder, retornaremos ao tema.
Estes três elixires básicos, com as suas variantes, têm um significado diferente para cada um dos líderes com os quais trabalhamos ou que pesquisamos. A arte está em identificar a realidade do significado de cada um na sua específica, única e exclusiva situação.
Combinar evolução no exercício do poder, via mudança de patamar, com prazer e liberdade, tendo tudo isso ao mesmo tempo, é o mapa para encontrar o que Ponce de Leon tanto procurou – a fonte da juventude, que não precisa ser eterna, pois para as pessoas realizadas a morte é apenas mais uma mudança de patamar.
Ponce de Leon andou por tantos lugares, passou por tantos sacrifícios, morreu frustrado por não ter atingido seu objetivo, que sempre esteve tão próximo dele. Não se deu conta de que a fonte da juventude estava dentro dele...
Para saber se estamos indo pelo caminho certo, basta prestar atenção em três indicadores:
Ø nas pequenas coisas do dia-a-dia. Estas, se forem bem-feitas e proporcionarem bons resultados,
prazer, automaticamente garantirão as grandes realizações;
Ø nos resultados que se está obtendo e
Ø com que nível de prazer os estamos atingindo. Não pode ser um processo desgastante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Teste1
Excelente, meu caro Harry. se 30% de nós seguirmos essa Filosofia, já será um enorme passo. Forte abraço.
Edmundo Zahlouth
Postar um comentário